26/02/2012

COMO FAZER O NOSSO PRÓPRIO STENCIL

Stencils pode ser usado para uma variedade de projetos para auxiliar no desenho de precisão. Você pode comprar stencils em lojas de artesanato, mas às vezes encontrar o stencil perfeito pode ser difícil ou as vezes muito caro.
Para quem desconhece esta técnica, o stencil proporciona agradáveis composições decorativas. É uma técnica antiga de estampar, de fácil execução por meio de abertos recortes em moldes e de um pincel cortado, transferindo motivos cheios de cor, sobre paredes, objectos, tecidos, etc. Esses moldes poderão ser de acetato, ainda que para trabalhos de grande formato se possa utilizar cartolina grossa.

Como fazer o seu próprio molde?
1. Escolher e desenhar
O desenho do nosso molde pode ser de própria invenção ou proveniente de um livro ilustrado. Através de ampliações numa fotocopiadora e retoques, adaptamos esse desenho ao tamanho desejado e decalcamo-lo sobre uma folha de acetato utilizando um marcador de acetato.

2. Recortar o molde
Utilizando um x-acto (é uma lâmina indicada para o estilete,extremamente afiada para cortes de papel,papelão,plástico,tecido e outros), recortamos os contornos das formas decalcadas no acetato. Devemos trabalhar sobre uma base para corte para não estragar a mesa de trabalho. Se o desenho é simples bastará um só molde. Para desenhos mais complexos, em que as formas estejam muito juntas, o melhor será dividir o desenho dois moldes.

E agora? Como decalcar?
Depois de comprovar que o tamanho do molde tem uma proporção adequada à superfície a aplicar o estampado, devemos medir as distâncias em relação aos bordos para centrar o molde correctamente. Só então, se deve fixar o molde com fita adesiva de papel sobre a superfície a decorar.

Antes de começar, com o pincel ou esponja, colhe-se da paleta de cores uma pequena porção de tinta, ensaia-se em papel pardo, retirando prováveis excessos até que o pincel esteja quase seco; será, então, o momento de começar a estampar.

Com o pincel perpendicular ao molde picota-se suavemente os recortes do molde, em gesto de carimbo, sem o arrastar como um pincel convencional, porque provocaríamos infiltrações da cor por baixo do rebordo do molde.
Uma dica,é você usar radiografias velhas e limpar-las com lixíbia( água sanitária, ou barrela é um composto químico para limpeza e desinfecção de superfícies, cujo produto activo, o hipoclorito de sódio, é um sal obtido da neutralização entre o ácido hipocloroso e o hidróxido de sódio, e tem a fórmula química NaClO).

Aqui alguns desenhos:




                                  Para ter uma ideia do que se pode fazer com     esta técnica visite este site :http://www.stencilplanet.com/index.asp?    

Nenhum comentário:

Postar um comentário