12/10/2011

RENDA DE BILROS

Como uma boa catarinense,não poderia deixar de falar sobre a Renda de Bilros que faz parte da tradição da ilha de Florianópolis.
A renda de bilro apareceu na Ilha de Santa Catarina com a chegada dos açorianos em meados do século XVIII.
Crianças, moças, mulheres feitas e senhoras de idade, tornaram-se verdadeiras artesãs do fio de algodão, do bilro e da almofada. Sua perseverança aliada a aguçada técnica no desempenho desta atividade permitiu a ela esperar o homem que muitas vezes custava a retornar de seu labor, meses até.
Entre a grande diversidade de tipos e formas de rendas desenvolvidas, variando de uma região para outra da Ilha. As mais expressivas são: a renda Céu Estrelado (peça única com bico-de-pato em ponto torcido e paninho); a renda Bicuda (roda de bico-de-pato com seu centro em ponto de trança, ponto torcido e ponto puxado), geralmente produzida em jogos de várias peças; a renda de Arco (bicos-de-leque com o centro das peças que chegam a atingir mais de um metro de diâmetro em arco de meio ponto), feita em grande variedade de tamanho e formas geométricas; a renda Tramóia, feita com sete pares de bilros, em peças únicas e grandes, geralmente usadas como colchas, trilhos ou toalhas de mesa.
Originária do bordado, diferenciando-se dele por ser executada com os pontos no ar, sem o tecido. Os materiais utilizados em sua confecção são os fios como matéria-prima e os instrumentos de trabalho como os bilros de madeira, a almofada, alfinetes e cartões perfurados com os "moldes".Dependendo do tipo de renda,a quantidade de bilros varia entre 15 a 40 pares. 


Na Ilha de Santa Catarina os pontos mais utilizados são: ponto inteiro, meio ponto, torcido, trança, perna cheia, puxado, pregado e paninho. Conforme o desenho, cada renda tem um nome diferente.
QUEM QUIZER CONHECER DE PERTO ESTE MARAVILHOSO  E DELICADO TRABALHO,VENHA CONHECER NOSSA BELA E LINDA ILHA DE FLORIANÓPOLIS QUE ESTA SEMPRE DE BRAÇOS ABERTO PARA RECEBER A QUEM NOS VISITA.
O material utilizado é o mesmo desde o princípio: fios, bilros de madeira, almofada cilíndrica, alfinetes e cartões furados. As almofadas são preparadas com barba-de-velho, palha de milho e uma pedra ou meio tijolo sendo enrolado um pano velho por fora e depois costurado em forma de cilindro. Os bilros são pequenas bobinas de madeira, feitas por artesãos da ilha ou familiares das próprias rendeiras.
  
TRAMÓIA:A Tramóia é uma renda de bilro exclusiva da Ilha de Santa Catarina, antigamente era conhecida como puxada.Tecida com sete pares de bilros e normalmente com dois tipos de linha, uma fina e outra grossa.
A linha fina transpassa de um lado e de outro, entremeando a linha grossa, que fica no meio para compor o desenho.Os desenhos da tramóia têm nomes pitorescos: trevo, quatro patas, coração, corrupio, caracol, mãos, estrela, zig zag, tesoura, bochecha e outros.


Para  toalhas quadradas, retangulares, de banquetes, cortinas, trilhos ou caminhos de mesa, inicialmente são realizados os quadros para depois serem emendados com o acabamento de uma barra.  A barra ou pontilha, é executada em uma única peça no tamanho necessário para contornar as bordas.



As toalhas redondas e ovais são realizadas em  "mãos".Normalmente a "roda" (peça redonda) no centro emenda-se às "mãos" ao redor, em quantidade suficiente para compor o tamanho desejado da toalha. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário